sábado, 10 de março de 2012

Exemplo capixaba x exemplo brasiliense

Esse dias atrás deparei-me com duas notícias totalmente antagônicas, em dias seguidos, no Jornal Nacional, que não pareciam possíveis pertencerem ao mesmo país. 
O primeiro emocionou-me e me encheu de vergonha, mas uma vergonha boa, por não ter a força de vontade e determinação que ele demonstrou (http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/03/catadora-de-lixo-vive-primeiro-dia-de-aula-na-universidade-federal-do-es.html), o segundo me fez querer desaparecer, colocar uma bomba no planeta, enfiar a cabeça num buraco, também me encheu de vergonha, agora aquela crua e ruim (http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/112674-policia-investiga-morte-de-dois-moradores-de-rua-em-brasilia.html). 
A primeira notícia foi sobre uma catadora de lixo, no Espírito Santo, de 41 anos, que concluiu seus estudo no EJA (ensino de jovens e adultos) após ver um cartaz num dia de trabalho normal, pregado na parede de uma escola falando sobre esse supletivo que há nas escolas públicas. Conversou com o esposo e foi fazê-lo. Detalhe: de sua casa até a escola era 1 hora de caminhada!!! E ela tinha que levar o filhinho junto pq não tinha onde deixá-lo! Assim, ela resolveu juntar o útil ao agradável: pegar os livros que encontravam no lixo e levarem para sua casa para poder estudá-los, já que não tinha acesso à internet, e tentar entrar na Universidade Federal. E não é que ela conseguiu realizar essa proeza, apesar de todas dificuldades!!
A segunda notícia é sobre um grupo de jovens que, aparentemente, foram pagos por um comerciante local, e colocaram fogo em dois moradores de rua em Taguatinga do Sul, próximo à nossa querida e adorável capital federal, que já é um poço de exemplos catastróficos. Porém o que me deixou mais chocada não foi o crime em si, apesar de horrível e desprezível, mas sim a reação de um dos rapazes ao ser preso e exposto na TV. Ao invés de ficar com o rosto baixo, envergonhado, querendo não se mostrar, como é de praxe nessas divulgações, ele ficou fazendo pose e se exibindo, como se tivesse acabado de salvar o mundo da guerra atômica!!!
Eu, que já fui professora, até pouco tempo atrás e já estava meio desenganada com o futuro desse lugar e o que será de tudo com esses jovens mesquinhos, egoístas, sem limite, que só sabem exigir e querem tudo na mão, essa geração sem sonhos, sem orgulho, sem noção e que acha que tudo cai do céu e que o mínimo que fazem deve ser retribuído com o máximo que há, fiquei sem chão ao ver essa imagem, foi como uma condenação, uma afirmação e mais um empurrão para ir embora, uma confirmação de que estou fazendo a coisa certa, apesar de saber que jovens inconsequentes e mimados existem em todo lugar. 
Eu quero tentar, mesmo sacrificando meu coração, deixando meus familiares, meus poucos bens, meu emprego e conforto,  minha língua. Não quero que meus filhos cresçam aqui! Não quero conviver com esses jovens, não quero ser administrada por PM (partidos de merda, com políticos de merda, corruptos e amorais!). 
Quero um lugar onde o exemplo capixaba cruze mais a minha andança do que brasiliense.

3 comentários:

  1. Olá!
    Acho que o seu post foi muito ponderado e acredito que isso é muito legal da sua parte. Eu não gosto de ler post que metem o pau no BR e acham que o Canadá é lindo e maravilhoso, pq não é...aqui tb tem muita coisa errada. É da natureza humana ser como é e isso indepenende da nacionalidade. O que posso te dizer depois de 10 meses vivendo no CAnadá é que uma vez vivendo fora a gente "esquece" em parte as coisas ruins e absurdas que vemos no BR e só lembramos das boas: Família, Frutas, fartura, lugares lindos, calor....e acho isso mais que normal afinal não estamos mais vivendo aquele monte de coisas ruins que o JN tras todas as noites.
    Mas te digo que aqui tb tem coisas absurdas e coisas maravilhosas. Os jovens daqui são fúteis, fazios, consumistas, sem planos para o futuro...não todos, nõa quero generalizar, mas boa parte.
    Como seus filhos irão crescer e se comportar irá depender boa pate dos valores que vc trouxer para eles, sou mãe de 2 (13 anos e 7 anos) e sei bem o que falo. É uma luta a ser travada diariamente.
    Obrigada pelo recadinho lá blog! e Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  2. ambas têm a razão necessária para compreenderem bem duas realidades distintas, mas não tão, como dizem. sair do Brasil tem que ser encarado com duas faces:A de busca de oportunidades onde quer que ele esteja e a do desafio de enfrentar as dificuldades inerentes. Não se pode confundir questões sociais com aquelas que são pessoais. Cada parte tem seu lugar sob o Sol. A bondade humana como se espera não existe em lugar algum.Muito menos cabe no bolso para ser levada onde se quer. Todo lugar tem suas contradições e desafios. A luta é constante e, se se chama luta, é porque precisa-se lutar; não fugir. Quanto mais se foge, mas se encontra aquilo de que se foge. Por estas razão precisa-se andar sempre com a liberdade interior capaz de superar obstáculos alheios e aquelas a que nos pertence desde todo o sempre. Evitar culpar o mundo por nossas ações e decisões já o melhor começo.

    ResponderExcluir
  3. O exemplo capixaba deve ser um exemplo para todo o mundo.
    Eu estou no QC ha (quase) 5 anos e ja vi e vivi muita coisa. Desde março de 2011 trabalho num dos bairros mais desfavorecidos de Montréal e tenho contato com realidades que parecem saidas de jornais sangrentos da periferia brasileira, como violencia domestica, presença de ratos e baratas nos apartamentos, familias inteiras dividindo um mesmo colchao e pessoas que nao possuem condiçoes financeiras nem para pagarem os 3 dolares dos bancos alimentares.
    O mundo nao é mais colorido do lado de ca, mas com certeza ha mais recursos e eu estou podendo ver como as açoes sociais publicas e comunitarias sao validas e importantes por aqui.

    ResponderExcluir