quarta-feira, 20 de abril de 2011

Menino maluquinho

Eu sou apaixonada pelo livro O Menino Maluquinho do Ziraldo, pode parecer infantil, mas não é um livro totalmente infanto-juvenil.  Pq a batalha constante do menino, durante todo o livro, é contra o tempo. Que o tempo passa rápido demais, o relógio não volta atrás, a energia e a ansiedade em viver é tanta que, 24 horas são insuficientes. E o garoto aproveita tanto sua infância, sua juventude que qdo se dá conta já é adulto, e um adulto feliz!
Quem já passou dos 30 tem um sentimento meio nostálgico ao ler o livro, saudade de ser criança, de ser mais jovem, de poder arriscar mais, "perder tempo", poucas responsabilidades, uma sensação de que a juventude, a vida, é eterna e vai demorar pra toda energia acabar. Nostalgia que leva a lembrar das brincadeiras de criança e de como foi bom, como fomos felizes e nem nos damos conta disso, nem temos tempo de ficar lembrando com prazer dessa fase e de pensar em agradecer à vida, a Deus e aos nossos pais a oportunidade de termos vivido aquele tempo como vivemos, sonhamos e nos divertimos.
O carrinho de rolimã que meu pai fez, com freio e tudo e que a molecada morria de inveja:) Tiveram outros carrinhos antes, qdo eu era mais nova ainda, que ele fez de madeira e que eu brincava no pomar, perto do pé de café que ficava atrás de casa (e olha que eu morava no interior mas na cidade:), com uma pá escavadeira que ele faz com pedaço de lata e era super legal! Não sei onde foi parar, qdo sumiu...
Eu e minha irmã, qdo só éramos nós 2, ficávamos sumindo com as agulhas e alfinetes da minha mãe, pq a gente queria retalhos pra fazermos roupas (super toscas) para as bonecas, e vasilhinha e farinha pra comidinha, sem falar em lençóis pra colocarmos pendurado no varal pra ser nossa casinha, falávamos enrolado, pra imitar o inglês, e tínhamos nomes estrangeiros e horrorosos; pensando bem, ainda bem que meu gosto melhorou:) Tão bom! Óbvio que houve puxões de orelha, brigas, várias cintadas, etc, etc, mas nada que superasse a experiência feliz dessas brincadeiras, dessa fase.
As broncas e apanhões fazem parte da moldura boa ou não do adulto que me tornei, assim como as lembranças e experiências. Um adulto que não é perfeito, mas creio que tem dignidade, caráter, princípios, senso de honra e de humanidade. Ao contrário de muitos jovens hj moldados pela aprovação automática, pela condescendência dos pais e da sociedade, pela facilidade em ter e se obter tudo, que não sonha, que não luta, que não tem personalidade, que é cópia, que não se faz alguém.

2 comentários:

  1. Olá! Obrigada pela visita e pelo post lá no blog! Que bom que vc godtou do vídeo, foi feito de coração.
    E que bom que vc se identificou com o nome do blog, adorei o post do menino maluquinho também! As recordações da minha infância são uma das maiores marcas da minha personalidade. E pelo que vejo temos isso em comum!
    Vamos mater contato! Já estou te sgeuindo! Super abraço da Turma do Balão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Apoema!!
    Dessa vez eu não vou não. Provavelmente eles vão passar o mesmo video sobre o Québec que vimos no ano passado. E não estamos vendo nada com relação a universidades por enquanto...

    Seria legal se fizessem de novo aquela palestra que teve ano passado, pra quem já tem CSQ né?

    Bjs,
    Pat

    ResponderExcluir