sábado, 13 de abril de 2013

Casa nova, emprego novo, francisação.

Na segunda-feira, dia 01 de abril, nós fizemos nossa mudança do lugar temporário. Marido optou por alugar um carro para agilizar as coisas e porque poderíamos usá-lo para comprar algumas coisas que precisávamos meio que logo.
Foram três viagens, com um Corolla,  até o endereço novo, que fica a uns 600 m de onde estávamos. Como já tínhamos adquirido algumas coisas e como tínhamos nossas 7 malas, ficaria muito cansativo e desajeitado, e quase inviável, fazermos a mudança à pé.
Tudo correu bem. Depositamos as coisas na casa nova e corremos para a Ikea para comprarmos a cama e cômoda, que já estavam escolhidos, aproveitando que estávamos motorizados.
Decepção foi quando entramos e já fomos nos móveis escolhidos só pra revê-los e pegar o código da localização dos mesmos nos estoque e nada deu certo.
Pra quem não sabe, lá é um verdadeiro self-service! Você escolhe as coisas que quer adquirir, pega os código que informa qual o número do corredor e prateleira, atravessa a loja inteira pra chegar no estoque, e você mesmo pega as peças do produto e coloca no carrinho. Se demorar muito, se o produto tiver muita saída, etc, corre-se o risco de já não ter mais nada, mesmo tendo verificado em casa a quantidade disponível no estoque da loja. E, conosco, não foi diferente. 
Compramos uma mesinha pro microondas, mas o principal, cama, cabeceira e cômoda, não:( O local para pegar a cômoda estava vazio; a cama havia mas estava em algum lugar desconhecido e teríamos que pedir a entrega, o que já faríamos, mas como não havia a cômoda, teríamos que pagar 2 fretes quando, eventualmente, a comprássemos. Mesmo com a cabeceira e a cama, decidimos não fazer a compra. Foi um desolé total!!! A Ikea é meio fora de mão e fica num lugar meio descampado, que num dia um pouco mais frio e com muito vento, é uma tortura de ir de ônibus e atravessar á avenida e o estacionamento a pé!!!
Mas, tudo bem. Agora aguardo o dia para irmos fazer isso, pois as peças são muito grande e não sei se conseguiria carregar sozinha e o marido já está trabalhando desde o dia 3!
Falando nisso....Marido fez entrevista para uma vaga numa empresa que fica na mesma linha de metrô em que moramos, foi a única entrevista de emprego que teve aqui, e não foi por telefone, como parece que geralmente ocorre, numa primeira sondagem. Estávamos aqui há uns 50 dias, mas mon mari estava, procurando emprego, de fato, há umas duas, três semanas, quando a oportunidade apareceu, um conhecido divulgou a vaga numa comunidade, repassei para meu marido, que lhe enviou o currículo (detalhe: em inglês) e, no dia seguinte já foi remetido para o RH da empresa que telefonou e já marcou a entrevista para dali alguns dias! 
A entrevista foi numa sexta, foi longa. Teve a entrevista e testes, acho que durou, ao todo, um pouco mais de 2 horas. Na hora que o marido entregou o teste, uma das pessoas que o entrevistou que foi buscar a prova e o comunicou que era imigrante também, do Brasil, e conhecia a universidade que tinha cursado, suas referências de trabalho e tal. Isso já deu um ânimo na gente, né:) Na segunda, depois das 18h, telefonaram avisando que tinha sido aprovado e se estava interessado. Claroooooooooooooooo. Daí sim, demos um suspiro e acho que veio um pensamento comum, que aguardávamos nesses quase dois meses que tinham se passado: "Agora, eu posso dizer que estou morando em Montréal, de verdade!!!"
Afirmo, que de tudo, mesmo com Bail assinado,ter emprego é o que mais define a estadia aqui. E, pensar que em menos de dois meses o marido estava empregado, foi maravilhoso! E o nosso coração se encheu de alegria e esperança!
Ele começaria no dia primeiro desse mês, mas, já na entrevista disse que dia 1 teria que fazer a mudança, assim, começou dia 3 e parece estar se adaptando bem.
A casa nova fica perto do metrô Villa Maria e Snowdon. Como já estávamos por aqui ficava mais fácil, com frio e neve, buscar por aqui mesmo, sem falar que gostamos muito da região!
É um 4 e meio, mais do que pretendíamos, num térreo de um duplex. Por enquanto estamos bem satisfeitos com nossa morada. Faltam móveis, eletrodomésticos, alguns ajustes e consertos, mas, no geral, está ótimo!!!
Nesse meio tempo me inscrevi na francisação, fiz o teste de nível na sexta passada e já consegui vaga pra começar dia 01/05, em período integral. Isso também é um alívio, porque estou muito ansiosa pra ter uma atividade, melhorar o francês e poder trabalhar o mais rápido possível! Desespero ficar em casa!! E, assim, as coisas vão caminhando, com muita fé em Deus, paciência e umas respiradas no saco de vez em quando, porque nada é só encanto e maravilha.
Desculpem a demora para escrever! É que são tantas coisas pra descobrir, resolver e, de fato, depois que se chega aqui, dá uma preguicinha ficar relatando tudo.

11 comentários:

  1. É isso aí, no começo é correria, tudo a base do susto, mas com tempo tudo se ajeita. Boa sorte p vcs.

    ResponderExcluir
  2. O começo é uma correria mesmo, principalmente até deixar a casa do seu jeito. Demora, mas é gostoso =)
    Tbm aconteceu isso comigo de ir de carro na Ikea comprar a comoda e não ter. O bom é vc perguntar qnd chega e ir no dia cedinho pra comprar.. Eu fui numa terça e estava previsto pra quinta. Na quinta aluguei o carro e corri lá pra comprar rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pat, vcs estão em Laval, né? Conhecemos um casal fofo que mora em Laval e imigrou há 24 anos! A história deles é de muita luta, mas venceram e amam isso aqui! Dá um ânimo na gente:)
      Tentarei ir no Ikea essa semana, espero, que dessa vez, dê tudo certo:)
      Beijo!

      Excluir
  3. Boas vivências na casa nova, que aos poucos vcs vão deixando com a cara de vcs. Parabéns pelas conquistas e boa sorte sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos! A gente ainda vai se marcar de nos reencontrarmos. Só tempo de estarmos mais familiarizados com tudo e das coisas estarem mais arrumadas. Beijo!

      Excluir
  4. Que bom ter notícias suas, menina! Primeiramente, parabéns à ton mari pelo emprego! Graaande conquista, fico feliz mesmo! Eu imagino a correria que é para se estabelecer num lugar tão novo, é normal não ter tempo ou ter preguiça de ficar atualizando blog, né?

    Nós já temos data para chegar aí: dia 1º de junho! ^^
    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LIDIA, OBRIGADO!!! VCS CHEGARÃO DIA 26 DE MAIO OU DIA 01 DE JUNHO, AFINAL???? Beijoooooooooooooo

      Excluir
    2. Apoema, sairemos de Brasília no dia 26 de maio, mas vamos fazer um pit stop em Toronto, para visitar a mãe do Rafael ( e também para deixar as tralhas na casa dela! Hehehe...) Dia 1º de junho chegamos em Montréal, de trem! ;)

      Beijokas e até breve!
      Lidia.

      Excluir
  5. Gente, quanta notícia boa, que maravilha!!
    Aff, ir no IKEA de buso é uó!
    Já fui num calor da pleura, com toda "uma gang" e o povo ficava olhando a gente torto...Fazer o que? "nóis é póbre mais nós é limpinho seu quebéco!"
    Aff, cada coisa a gente passa, depois a gente dá risada de tudo, ainda bem, né?
    Parabéns pela conquista do ap, do emprego, como você disse, sao fundamentais para a gente poder chamar o lugar de lar-doce-lar!

    Bjocas
    Erika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Erika! Tentaremos ir lá, novamente, ainda essa semana. Vamos ver se damos sorte, né:) Beijo

      Excluir