terça-feira, 18 de outubro de 2011

1822

Durante a viagem ao Canadá levei 1822 para ler, principalmente nas longas horas de voo e de espera nos aeroportos.
Gostei muito do livro porque ele traz uma construção interessante de D. Pedro I, às vezes depreciativa, às vezes heróica, mas não herói da proclamação da Independência. E, e muitas vezes, ele aparece como uma pessoa, digamos, normal. Simples em costumes e hábitos, mulherengo reconhecido, com atitudes dúbias entre Portugal e o Brasil, astuto, muitas vezes extremado, mas outras tantas piedoso, impetuoso, incansável! 
Sou formada em História e lecionei até o ano passado e sempre tive uma idéia meio negativa e preconceituosa do imperador. Ao ler o livro fiquei muito interessada em saber mais a respeito sob a ótica de outros pesquisadores, porque queria compreendi melhor as difíceis decisões que Pedro teve que lidar, não queria estar no lugar dele.  Na era do Absolutismo Monárquico, bem fragilizado pelas idéias iluministas e pelos reflexos da Revolução Francesa e da Independências das 13 Colônias, e, de um lado a pátria portuguesa e o pai, ao qual sentia respeito e fidelidade de filho, e do outro, a terra em que criou-se, que o recepcionou e que pediu para que permanecesse. Optar por uma delas provavelmente era muito difícil, não só politicamente, mas emocionalmente também.
Interessante também é a imagem da imperatriz Leopoldina, a qual sempre admirei, e de José Bonifácio. Inclusive será lançado no início de 2013, um livro da grande profa. Mary Del Priore (A Carne e o Sangue) sobre a imperatriz, que parece desmistificar e contrariar a imagem de mulher participativa da vida política brasileira, responsável pelo processo da Independência, e sim uma moça atormentada pelas traições do marido, pelo seu desprezo e deprimida. Esse eu  tô louca pra ler!
Bem, fica ai uma dica pra quem ficou curioso. Atente, não estou dizendo que o relato é verdadeiro, já que parte das pesquisas e do subjetividade de Laurentino Gomes, mas é bem intrigante e instigante.

Um comentário:

  1. oi, Natália, desculpas pela a demora!
    Vou combinar com a Sylwia quem sabe este fim de semana não rola algo. Como você bem sabe, para nós é sempre bom depois do 5º dia útil de cada mês! Vamos nos falando ok!
    Abraço
    Fabio

    ResponderExcluir