domingo, 1 de maio de 2011

Possibilidades.

Ontem fomos a palestra sobre estudar no Québec. Com relação ao processo de imigração não houve novidade, mesmo pq o foco da palestra eram os estudantes ou as pessoas com o intuito de irem fazer pós por lá.
Como sou formada em História e já lecionei por aqui, queria informações sobre o que poderia fazer lá, já que dar aulas é quase impossível, e com relação a minha outra graduação, pior ainda...
O legal é que estavam presentes as principais faculdades da província e podíamos fazer nossas perguntas diretamente em francês nas instituições que nos interessa, na de Laval tinha até uma intérprete.
Há 3 universidades anglófonas, quem quer ir pro Québec para estudar e não sabe p... nenhuma de francês não se desespere totalmente,  e uma delas estava no evento (Concórdia).
Descobri q lá existe um último ano de faculdade de ciências puras, que consideramos como as que formarão professores, chamado Certificat, o qual prepara os bacharéis para lecionarem ( pelo que entendi) e que eu poderia fazer, mas, como minha formação é brasileira, mesmo com  esse estudo eu não poderia lecionar no CA. Porém, há um curso, depois do bacharelado, que é meio voltado para estrangeiros, chamado Qualification en Enseignement, com duração de 1 ano, mas há vários certificados a serem tirados e avaliações a serem feitas para aprovação da capacidade e conhecimento para o magistério. Uma luz no fim do túnel.
Com a graduação brasileira é possível cursar o mestrado lá, e existem 2 tipos de mestrado, o que achei interessante, um mais voltado pra pesquisa e outro mais pra carreira profissional. No entanto, ambos são mestrados de fato e não especializações, com duração de 2 anos, o que possibilita ao aluno ir para o doutorado tendo feito qquer um deles.
O que foi frisado todo o momento é a necessidade de um conhecimento muito bom do idioma para se ter êxito nos estudos, e que por ser estrangeiro vc não é visto diferentemente dos demais estudantes, ou seja, as exigências e avaliações serão as mesmas, consideradas igualmente e sem "colher de chá" ou prazos diferentes.
Declararam que o nível de todas as faculdades é bem igual e que a formação, em uma ou outra, não fará diferença em termos de currículo, como existe aqui.
Au revoir:)

3 comentários:

  1. Oi Apoema!
    Que legal, pra vc valeu super a pena ir no evento né? Vc conseguiu obter várias informações.
    Ótima semana pra vc!
    Bjos,
    Pat

    ResponderExcluir
  2. Valeu pra obter esclarecimentos sobre o fato de ter graduação aqui e o q pode ser feito, já que minhas 2 formações são regulamentadas.
    Ótima semana pra vc tb:)Bj.

    ResponderExcluir
  3. oi casal...
    valeu pela visita no blog, agora sigo vcs...
    Bjs

    ResponderExcluir