sábado, 17 de setembro de 2011

A caminho de Ville de Québec

Estamos no ônibus de Montréal para Ville de Québec. Como tem wi-fi (amei!) estou aproveitando pra postar, pq nunca dá tempo no final do dia, qdo estamos cansados e com pesquisas e outras coisas pra fazer na net, antes de dormirmos.
Estávamos em Ottawa e saímos de lá hj. Resolvemos nos hospedar lá ao invés de Gatineau por ser mais barato e pelo benefício de ser capital e não corrermos o risco de não encontrarmos lugares pra comer tarde da noite e tal. Não vamos de trem por causa das bagagens, só pode ser levado uma e de mão, e estamos com malas grandes assim, retornamos pra Montréal para podermos pegar outro ônibus pra Québec.
Montréal nos surpreendeu pro lado bom. A cidade é linda, o metrô não tão bonito quanto o nosso, mas eficiente e com uma quantidade de linhas bem razoável para uma cidade bem menor que Campinas, tem grande diversidade de oferta de produtos, ruas super arborizadas, universidades magníficas, limpa, bilíngüe. Mas há bairros mais simples e menos arborizados com maior quantidade de imigrantes que aparentam um descuido maior das propriedade, da limpeza e organização os redor das residências, porém, mesmo assim, há parques abertos, floridos e cuidados, alguns com brinquedos para as crianças e senti uma forte preocupação com o lazer. O que mais me decepcionou foi a quantidade de mendigos na Rue St. Catherine, a principal do centro e cheia de lojas de grifes e shoppings que compartilham da cidade subterrânea. Tb vimos muitos mendigos em saídas de metrôs e na rodoviária. Isso me incomodou bastante pq não esperava tantos e de forma tão evidente.
Ottawa é muito bonita, sede do governo federal com muitos prédios públicos extraordinários, como o do Parlamento, sem falar a vista que se tem atrás do Parlamento, que é formidável! Bem, mas a questão era Gatineau. 
Primeiros atravessamos uma das pontes que liga Ottawa a Gatineau à pé, caminho lindo de se fazer, e,  no dia seguinte, alugamos um carro para adentrarmos a cidade e rodarmos pelos bairro.
O centrinho é fofo, mas o bairro logo ao lado é meio “esculhambado” e não gostei. A região de Aylmer, Plateau em Hull, são fofas, parecem novas, porém, mais afastados de Ottawa e do centro, não sei se rola morar ali sem carro. Os preços não parecem mais atraentes do que em Montréal.
Espero que dê pra entender esse post, pq já escrevi muito e quero admirar a paisagem agora. Em geral, estamos apaixonados por Québec!

2 comentários:

  1. Oi Nat e Wil, que passeio lindo este. Até fui com vocês!! Era isto que esperava! Um olhar sobre as cidades e em geral sobre o Quebec!
    Olha, cuidado com a internet, porque se cv está usando o homming international vai pagar uns R$ 10.000 quando voltar. Fiz o mesmo com o celular da Sylwia na Polonia e a facada fui grande. Mas acho que vocês estão usando notbook. Se sim, ai a coisa é outra.Curtam bem, quem sabe quando chegarem não terão embaixo da porta uma carta do consulado pedindo o passaport? Será o começo de uma longa aventura. Olha seria uma excelente oportunidade para o Wil manter contado agora com alguma empresas ai agora e deixar bons contatos na área de TI. Curtam que é melhor!! ahaha beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida! Que legal seu post,vc tem um jeito bem realista não exagerado de ver as coisas. Concordo com suas impressões sobre Montreal.
    Espero que seu passeio seja bem bom por Quebec City mas nada de gostar daí mais do que de Montreal hein? rsrs..
    Se der a louca em vcs e quiserem conhecer nossa casa,tem buzum saindo da rodo de Quebec direto pra cá!!
    Bjsss

    ResponderExcluir