terça-feira, 28 de junho de 2011

Desabafo

No blog boraprocanada li um relato sobre a aversão entre anglófonos e francófonos (http://boraprocanada.wordpress.com/2011/06/28/quebec-x-canada/#comment-83) e deixei um comentário tão extenso que resolvi expô-lo e postá-lo com algumas poucas modificações:

Com relação à aversão entre quebecoises e demais canadenses eu não fico surpresa, pq se na Alemanha os neonazistas existem e resistem, que, pra mim, é o um dos países mais corretos e desenvolvidos do mundo, e não é nem nunca foi perfeito, no Canadá não seria diferente. É triste, mas é fato, um fato lamentável. Por enqto a rixa é entre os pps canadenses, meu medo é de se unirem contra os alienígenas.
Já o quê vc relatou do Recife (ataque a um torcedor por um grupo) eu fico P… da vida, vc disse que ninguém podia fazer nada; ou ninguém queria o suficiente pra fazer alguma coisa?! Por isso que o país tá desse jeito (Ah, os políticos corrompem e perpetuam-se no poder, ai, fazer o quê? Coitadinhos de nós. E quem vota nessa p..a!!!!??? Não há mudança pq não há união e não há atitude!).
Numa Páscoa, quado estudava em Campinas, estava na rodoviária indo para a casa dos meus pais. Assim que entrei no ônibus notei que minha mochila estava aberta e a carteira sumido, saí correndo pedindo pro motorista esperar e fui resgatar a carteira com a ladra, a enfrentei dizendo que a vi com a minha carteira embaixo do braço (vi de dentro do ônibus) e que a tinha roubado, ela tentou negar, deixou cair uma que estava na mão (de outra passageira) e derrubou a minha. A Rodov. estava abarrotada, várias pessoas viram e ouviram minha discussão com ela e nem colocaram o pé na frente dela quando saiu correndo, ignoraram como se fossem surdos e cegos! E olha que eu era uma garota nanica. Fiquei muito decepcionada e admirada pelo ocorrido, muito mais pelo comportamento público, do que o furto.
Hoje, no caminho pro metrô, pouco depois das 7h e num frio e vento desgranhento, um senhor saia da garagem de um prédio com seu Uno, empurrando o mesmo para pegar, mas não conseguia empurrar e manobrá-lo, eu, nanica, arrumada pro trabalho, num bairro de elite de SP, fui imediatamente empurrar o carro sem ele nem ter me visto, qdo percebeu me agradeceu e foi embora. Notei, depois que empurrei o carro, que o motorista não estava sozinho, a mulher estava no banco do passageiro, sentada e no quentinho, enquanto o marido, sozinho, tentava fazer o carro pegar. No words…

Quando reflito sobre tudo isso penso se o problema é um país ou outro, ou se é a humanidade, o ser humano e seu egocentrismo.
Ah, antes que venham as críticas, esclareço que estou longe da perfeição e que também tenho telhado de vidro e atitudes covardes e mesquinhas das quais não me orgulho, mas não posso superar o fato de ser humana, posso porém lutar contra suas deficiências e imperfeições.

6 comentários:

  1. Olá .... vc visitou meu blog e lamentou pelo encontro já ter passado... mas vai rolar outro agora dia 03 de julho (domingo)... se tiver afim entra no meu blog e deixa um recado com seu nome e email para confirmar.. pode deixar que eu não publico. bjos Sil
    www.canadykes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Apoema!!!
    Tudo bem??
    Desabafe, minha amiga, desabafe!!! Faz bem pra alma!!!
    Mas olhe, aqui vc também se impressionará com a human race! As vezes positivamente, mas nem sempre, viu??
    Grande abraço pra vc, obrigada pelos seus comentários no blog, adoro!!!
    beijos beijos!!! Cheers!!!!

    ResponderExcluir
  3. Apoema, concordo com vc em número, gênero e grau!
    Acho que falta união, bom senso e sei lá mais o que. A mim parece que as pessoas não se importam....onde iremos chegar nesse ritmo tenho até medo de pensar.
    Continue desabafando sim!!! Precisamos de mais pessoas como vc!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Apoema, respondendo a sua dúvida, segue o link para a consultoria da Maria João:
    http://www.mjconsultoria.com.br/
    Abraço e bon courage!

    Mamãe ZO

    ResponderExcluir
  5. Oie! Passei pra retribuir a visitinha lá no blog. Quanto ao seu post: Parabéns pelo espírito aberto e atitude positiva. Li o seu desabafo e o do outro blog e não tem jeito...cada um vê os acontecimentos do seu jeito!
    É por este assunto e por outros que eu aconselho todo mundo que vem prá cá fazer a Francisação paga pelo governo, a bolsa não é lá essas coisas mas, eu tenho aproveitado muito, principalmente os ateliers de História do Quebec. Pra entender pq aqui eles falam francês e são muito diferentes do resto do Canadá tem que estudar...nada é por acaso. E quanto mais preparado, e mais interessado em entender o quebecois, melhor vai ser a adaptação. Existem outros "eventos" aqui que ainda não entendi muito bem, mas tbm só estou há 5 meses né?! Um abraço e conte conosco aqui em Montréal.
    Taís

    ResponderExcluir